COMO FORMULAR UMA DIETA ADEQUADA E OTIMIZAR OS CUSTOS

Na produção pecuária, os custos com alimentação giram em torno de 50% a 60% do total das despesas da propriedade. Portanto, quanto mais eficiente for esse processo, mais eficiente será a produção e sua margem de lucro. O essencial é sempre pensar em estratégias para otimizar os custos.

Para formular uma dieta que atenda às exigências nutricionais e produtivas dos animais, são necessários ingredientes como concentrados, volumoso, macro e microminerais e aditivos (vitaminas, enzimas, prebióticos e probióticos). 

Uma dieta é a mistura de volumosos (silagem, capim verde picado, feno) com farelos (concentrados energéticos e proteicos), minerais e vitaminas. Ao formular uma dieta, deve-se levar em consideração várias situações como: categoria animal trabalhada, fase produtiva, custos dos insumos, ou seja, otimize os gastos com alimentação.

FIQUE ATENTO ÀS CARACTERÍSTICAS DA DIETA

Em caso de alimentos formulados com silagens, é indicado monitorar a sua umidade semanalmente. Fique atento à relação concentrado:volumoso. 

Produção de leite (Kg dia)% Concentrado%Volumoso
Até 1430 – 3565 – 70
14 a 23 4060
24 a 354555
36 a 4550 – 5545 – 50
Acima de 4555 – 6040 – 45

Adaptado Embrapa, 2003

Outro ponto importante é fornecer água fresca e de qualidade. O consumo varia em função dos alimentos fornecidos, temperatura e condição fisiológica. Para bovinos de corte, é considerada uma exigência de 10 a 12 litros de água para cada 100 kg de peso vivo (PV). Já para vacas de leite é estimado um consumo de 2 a 4 litros de água para produzir 1 litro de leite. Estudos indicam que esse consumo pode chegar até 8,5 litros para produção de 1 litro.

CONHEÇA OS ALIMENTOS DISPONÍVEIS NA SUA REGIÃO

Investir em fontes de alimentos locais ajudará na redução de custos com transporte e armazenamento. A utilização de subprodutos como resíduos da agroindústria, bagaço de cana, casca de soja também podem ser alternativas na redução de custos. 

Além disso, a proporção de alimento fornecido é muito relevante para obtenção de bons resultados. É fundamental que o fornecimento passe por um rigoroso processo de ajustes e reajustes. Faça diariamente uma leitura de cocho.

FORNEÇA ALIMENTOS CONFORME A PRODUÇÃO E ÉPOCA DO ANO

Produção de leite (kg/vaca/dia)Concentrado (kg/vaca/dia)
Época das águasÉpoca das secas
3 a 51
5 a 812
8 a 1123
11 a 14 34
14 a 1745
17 a 2056

Adaptado Embrapa, 2003

É recomendado que o concentrado tenha entre 18 e 20% de proteína bruta. 

REDUZA OS CUSTOS COM CONCENTRADO

Trabalhe a qualidade das forragens, já que elas reduzem o teor de concentrado nas dietas. Trabalhe com forrageiras adequadas à sua região. Outro ponto importante é produzir alimentos na propriedade. A produção de silagem, além de garantir alimentos para as épocas de maior escassez, ainda pode ser um forte aliado na redução de alimentos concentrados ao longo do ciclo produtivo.

Fonte: Como formular uma dieta adequada e otimizar os custos – Biofórmula (bioformula.ind.br)